Em evento voltado para professores e equipes pedagógicas das unidades educacionais de Palmas, na tarde desta segunda-feira, 31, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) divulgou uma série de ações Pró-Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que serão realizadas e intensificadas neste segundo semestre letivo. Dentre as iniciativas estão oficinas, avaliações para alunos e políticas públicas de valorização do profissional da Educação. O evento contou com a participação de mais de 400 educadores da rede municipal de ensino da Capital.
Ao dar as boas-vindas aos presentes, a titular da Semed, professora Fátima Sena, destacou que a educação palmense já é referência para todo país. “A educação municipal de Palmas supera todas as metas projetadas pelo Ideb, tanto nos anos iniciais, quanto nos anos finais do Ensino Fundamental. Temos orgulho desses índices e precisamos trabalhar com afinco para mantermos”, enfatizou a gestora.
A superintendente de Avaliação e Desempenho Educacional, Maria Antônia Andrade, com apoio de sua equipe técnica, apresentou informações sobre o funcionamento do Sistema de Avaliação Educacional de Palmas (Saep), que para este ano prevê contemplar os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática nas turmas de 2º, 5º e 9º e Ciências da Natureza e Ciências Humanas, exclusivamente para 5º e 9º anos. As demais turmas participarão de avaliações bimestrais, que incluem todos os componentes curriculares.
No Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023, os alunos do 2º ano participarão de forma amostral, assim como as turmas de 5º e 9º anos farão a avaliação de Ciências da Natureza e Ciências Humanas também por amostragem. As provas do Saeb são de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), cujos resultados compõem o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Prefeita Cinthia Ribeiro lança prêmio para profissionais da educação durante encontro
Prêmio Profissionais da Educação
Ainda nesta segunda, 31, foi anunciado o Prêmio Profissionais da Educação, com o objetivo de premiar os profissionais e alunos que destacarem nos resultados do Saep 2023. O edital, que será publicado nas próximas semanas, contemplará as seguintes categorias:
- Unidade Educacional;
- Profissional da Educação;
- Técnicos da Secretaria Municipal da Educação;
- Alunos.
Os prêmios vão desde kits escolares a abono salarial para profissionais da Semed.
Entusiasmada com as iniciativas da gestão, a diretora da Escola Municipal Anne Frank, Kássia Carla Fernandes Alves, reiterou o sentimento de valorização do profissional da Educação de Palmas. “Nos sentimos prestigiados em fazer parte de uma gestão que cobra compromisso, mas também dá condições, apoio e incentivo para que possamos fazer bem o nosso trabalho no dia a dia das nossas escolas”, avaliou.
Relatos de Experiências
Ainda no evento foi feito o relato de experiências exitosas pelas equipes pedagógicas das escolas municipais Maria Júlia, Beatriz Rodrigues, Henrique Talone e Escola de Tempo Integral (ETI) Anísio Spinola Teixeira. A proposta é compartilhar experiências que podem ser aplicadas em outras unidades educacionais.