Para construir uma educação que transforma é necessário que haja profissionais engajados e comprometidos em entregar os melhores resultados. Como é o caso da professora e diretora Edileuza Araujo de Souza, da Escola Estadual Floresta, de Paranã, que está entre os dez educadores selecionados no Edital de Práticas Gestoras 2024, promovido pelo Instituto Unibanco.
O edital tem o intuito valorizar o gestor escolar como produtor de conhecimento e promover a divulgação de práticas de gestão que possam inspirar outros gestores e profissionais da educação básica, visando a melhoria das relações interpessoais e da convivência nas escolas.
Com o projeto “Tô Conectado na Leitura e Escrita! O universo da Arte Literária”, a diretora buscou aproximar os estudantes da leitura. “Eu estava desenvolvendo um projeto voltado para as relações interpessoais e convivência escolar, então resolvi me inscrever e fui selecionada”, explicou Edileuza.
A diretora ainda revela com entusiasmo o orgulho de ser reconhecida por suas práticas que buscam transformar a educação tocantinense. “A sensação é de conquista, reconhecimento, motivação, empoderamento e oportunidade de impacto, de poder fazer a diferença na vida dos estudantes e na comunidade escolar na qual estou inserida, implementando práticas que transformam o ambiente educativo com foco na melhoria das relações interpessoais da convivência na escola, além do crescimento pessoal e profissional”, completou.
Os 10 diretores contemplados receberão uma bolsa mensal de R$ 2.000,00 (repassadas pelo parceiro do Instituto Unibanco, a Baobá Educacional), de dezembro de 2024 até julho de 2025, além de participarem de encontros quinzenais com especialistas da área educacional para reflexão e execução do trabalho, que deve ser desenvolvido até julho de 2025.
Ao final do período, os trabalhos realizados pelos gestores serão compilados em um e-book de livre circulação, que será divulgado nos canais do Instituto Unibanco e parceiros de comunicação.
Escola que Transforma
A Escola Estadual Floresta, junto com a diretora Edileuza, também venceu o Prêmio Escola que Transforma, promovido pela Secretaria de Estado da Educação, com o mesmo projeto.
A iniciativa teve como objetivo aproximar os estudantes da leitura, por meio da distribuição de livros em mesas e árvores pelo pátio da escola, onde os estudantes, familiares, professores e servidores convidados poderiam escolher os livros que mais lhes chamassem a atenção. A escola passou a motivar os eventos literários, em que as pessoas poderiam comentar suas leituras, com argumentos e sugestão de obras para serem lidas durante a semana.