A ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio homenageará, durante o 22º Congresso Brasileiro do Agronegócio, o jornalista José Luiz Tejon Megido e o pesquisador da Embrapa Miguel Ivan Lacerda Moreira, que receberão, respectivamente, o Prêmio Ney Bittencourt de Araújo – Personalidade do Agronegócio 2023 e Prêmio Norman Borlaug – Sustentabilidade 2023.
Tejon é coordenador Acadêmico do Master Science Food & Agribusiness Management da Audencia Business School (França), coordenador do Agribusiness Center da FECAP (São Paulo) e professor convidado da FGV in Company, FIA/USP e INSPER. Comentarista de agronegócio da Rádio Eldorado e do canal de TV Terraviva, articulista do Canal Agro Estadão, é autor e coautor de 35 livros. Foi agraciado diversas vezes com Top de Marketing da ADVB (Associação dos Dirigentes De Vendas e Marketing do Brasil). Em 2016, passou a ser integrante do Hall da Fama pela Academia Brasileira de Marketing. Recebeu outras homenagens destacáveis, como o Prêmio Internacional Troféu Great Key Speaker pela Olmix (França). Em 2021, foi condecorado com a Comenda Ministro Alysson Paolinelli.
Idealizador da Política Nacional de Biocombustíveis (Renovabio), quando era diretor de Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, o Economista, Miguel Ivan Lacerda é, desde 2011, analista classe A da Embrapa, vinculado à Secretaria de Negócios, cuja missão institucional é implementar as estratégias de ação em negócios e a política de segurança da informação da Embrapa. Mestre em Agronegócio, doutor em tomada de decisões estratégicas e doutorando em Bioenergia, foi, por dez anos, gerente do Sebrae no setor de Inovação e Tecnologia. Atuou ainda como chefe de Planejamento Estratégico do Metrô DF, secretário Nacional de Irrigação, onde foi responsável pela execução do Água para todos, e diretor do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
No Prêmio Ney Bittencourt de Araújo, a apresentação das homenagens será feita pelo ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, presidente da ABCA (Academia Brasileira de Ciências Agronômicas). Caberá a Evandro Mussi, presidente da UNICA (União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia), a entrega do Prêmio Norman Borlaug.
Uma iniciativa da ABAG e da B3, a bolsa do Brasil, o 22º Congresso Brasileiro do Agronegócio será promovido no dia 7 de agosto, em formato híbrido, a partir das 9h, como tema central Brasil Agro: Inovação e Governança. A programação contará com quatro painéis: Cadeias Produtivas e Inovação; Inovação e Mercados; Governança e Perspectivas; e Geopolítica e Governança. As inscrições para modalidades presencial e online estão abertas. Para realizar seu credenciamento, basta acessar o site oficial.