Conectando o Tocantins ao litoral da Bahia, Governo do Estado comemora o início das obras da Ferrovia Oeste-Leste

Date:

O Governo do Tocantins comemora início da obra federal que ligará o porto de Ilhéus, no litoral baiano, ao município de Figueirópolis, no sul tocantinense, fazendo integração da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol) à já consolidada Ferrovia Norte-Sul (FNS). As obras no lote 1F da Fiol, em Ilhéus- BA, iniciaram nessa segunda-feira, 3, com a presença do presidente Luís Inácio Lula da Silva, e terá investimento inicial de R$ 1,5 bilhão, com duração prevista de 36 meses.

A localização territorial do Tocantins é estratégica para o escoamento de produções agroindustriais do país e isto é destacado pelo governador Wanderlei Barbosa. “Contamos com o benefício de estarmos numa região propícia, não só para a produção agrícola e pecuária, mas também no escoamento desta produção. Agora, com o desenvolvimento da Ferrovia Oeste-Leste, que findará em Figueirópolis, a região produtora de grãos e minérios do Brasil se ligará ao Porto de Ilhéus, na Bahia, passando pelo estado do Tocantins”, pontuou o líder do Executivo Estadual tocantinense.

Para o gestor da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Carlos Humberto Lima, a conclusão das obras da Fiol 3, trecho entre Barreiras- BA e Figueirópolis-TO, será fundamental para o desenvolvimento econômico do Estado, ampliando a capacidade de escoamento da produção tocantinense. “No início do ano estivemos em reunião com representantes do Tramo Sul da Ferrovia Norte-Sul para discutirmos sobre o estudo de oportunidades e vulnerabilidades socioeconômicas nas regiões de desenvolvimento dos corredores ferroviários Norte-Sul e Oeste-Leste. O corredor logístico da Ferrovia de Integração Oeste-Leste irá expandir ainda mais as oportunidades de investimentos no Tocantins, o trecho conhecido como Fiol III terá uma extensão aproximada de 505 km e será conectado à Ferrovia Norte-Sul em Figueirópolis, além de conectar o município ao Porto de Malhado, em Ilhéus. Esse projeto vem ao encontro do Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (Pics), contribuindo principalmente com o fortalecimento do pilar de Infraestrutura e Logística e a conclusão dessa obra vai promover o desenvolvimento da nossa economia com geração de emprego e renda para a região”, destacou o secretário.

Em seu discurso durante a cerimônia de lançamento das obras, que ocorreu na manhã dessa segunda-feira, 3, em Ilhéus, o presidente Lula lembrou de sua visita ao município em 2010, quando assinou, naquela ocasião, o edital de licitação das obras. “Desde aquele ano, já pensávamos no futuro do país, porque esta obra é de interesse da soberania nacional. O objetivo é fazermos essa e outras ferrovias para que o Brasil possa competir de igual com qualquer outro país do mundo. O Brasil será do tamanho que a gente quer que ele seja”, destacou o Presidente.

Obras da Fiol

A Fiol é composta por três trechos, sendo que o primeiro trecho (Fiol 1) liga as cidades baianas de Caetité e Ilhéus, percorrendo 537 km de extensão e passa por 19 municípios. Ao todo, a ferrovia terá aproximadamente 1.527 km de extensão e vai ligar o porto de Ilhéus ao município de Figueirópolis- TO.

O lote 1F é um dos quatro lotes de construção da Fiol 1. Suas obras iniciaram nessa segunda, 3, e terá uma extensão de 127 km, ao longo de Ilhéus, Uruçuca, Ubaitaba, Gongogi, Itagibá, Aurelino Leal e Aiquara.

O trecho 2, entre Caetité e Barreiras, está em construção pela Infra S.A. e cerca de 58% das obras executadas até agora. As obras integrais da Fiol 3 ainda não foram iniciadas. O trecho ligará Barreiras- BA e Tocantins.

Quando estiver em plena operação, estima-se uma redução de 86% na emissão de gases do efeito estufa na atmosfera. A previsão de conclusão e início da operação é a partir de 2027. A inauguração tem como objetivo atingir uma das principais metas de Lula para os próximos meses do governo, que é avançar no investimento em obras de infraestrutura.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Gestores da SES-TO alinham fluxo de trabalho com as diretorias dos hospitais estaduais

Cirurgias eletivas, produção das unidades, transferência de pacientes entre...

Tecnologia de ponta foi adotada no HGP para tratar pacientes cardiológicos

Na terça -feira, 19 de novembro, foi realizado um...

SES-TO reforça cuidados no Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata

A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO)...