A auditoria interna inicia na próxima segunda-feira, 17/7.
Inicia na próxima segunda-feira, 17, uma auditoria interna no Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), que visa garantir a continuidade das ações de manutenção da certificação ISO 9001:2015 e do Programa de Qualidade da Justiça Eleitoral (PGJE) do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) da Corte. A ação segue até o dia 21 de julho.
A auditoria interna vai avaliar disposições planejadas, com os requisitos da norma ISO 9001 e os requisitos estabelecidos no SGQ e se está mantido e implementado de forma eficaz. A equipe responsável pela auditoria é composta por dois servidores do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), Christiano de Sousa Vieira e Hamilton Pinheiro de Oliveira.
Além disso, a equipe contará ainda com a participação como observadores, os servidores indicados pela Coordenadoria de Auditoria Interna (Coaudi) e da Zonas Eleitorais, que fizeram parte do “programa de capacitação de auditores” realizado no mês de junho, a fim de atender uma oportunidade de melhoria identificada na auditoria interna de 2022 e acatada pela administração.
Reunião
Para tratar deste assunto, nesta quinta-feira, 13, aconteceu uma reunião na direção do chefe da Assessoria de Pesquisa, Estratégia e Gestão da Qualidade (Aspeq), José Eudacy Feijo de Paiva, com a presença do diretor geral, Jonas Demóstene Ramos e a equipe da Assessoria de Comunicação (Ascom).
Na reunião foi tratado sobre o processo da auditoria, e os requisitos das certificações ISO 9001:2015 e do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). Com o poder da palavra, Jonas Ramos, falou sobre as perspectivas da nova gestão.
“Uma máxima do presidente João Rigo Guimarães, é que a necessidade e o sofrimento une almas e gera perspectivas, no setor privado temos particularidades, mas no setor público trabalhamos na satisfação do cliente, para entregar e atender melhor às necessidades da população em relação aos serviços da Justiça Eleitoral,” afirmou.
Métodos
Ao todo, 20 processos serão avaliados e atividades realizadas, por meio de entrevistas, observação, análise de dados e indicadores, análise de documentos, exame de registros e correlação de informações obtidas.
Requisitos analisados: Entendendo a organização e seu contexto; Partes interessadas Generalidades; Escopo do Sistema de Gestão da Qualidade; SGQ e seus processos; Liderança e comprometimento; Comprometimento da Direção; Foco no Cliente; Política da Qualidade; Ações para abordar riscos e oportunidades; Objetivos da qualidade e planejamento para alcançá-los; Planejamento de mudanças, dentre outros.
Certificação
O TRE-TO foi o primeiro órgão público do Tocantins e um dos primeiros cinquenta do Brasil a obter, em 2005, a certificação ISO 9001. Em 2012 o Tribunal obteve o Selo de Qualidade pelo Programa de Qualidade da Justiça Eleitoral (PQJE). Para a manutenção das certificações o regional passa anualmente por duas auditorias, uma interna e outra externa.
Rozeane Feitosa (Ascom/TRE-TO)
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS DO TRE-TO:
1. Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão;
2. Aprimorar mecanismos de transparência pública;
3. Fomentar a educação política da sociedade;
4. Aprimorar mecanismos de gestão processual;
6. Aprimorar políticas e práticas de sustentabilidade;
7. Aperfeiçoar mecanismos de gestão do processo eleitoral;
8. Aperfeiçoar mecanismos de governança;
9. Aperfeiçoar a governança e a gestão de pessoas;
10. Aprimorar a gestão dos recursos orçamentários e financeiros;
11. Prover transformação digital e inovações tecnológicas.
Foto: Lucas Nascimento