Seis estudantes do Colégio Estadual Desembargador Virgílio de Melo Franco, de Paranã, viajaram na manhã desta segunda-feira, 17, para São Paulo, para representarem o Tocantins, na Semana de Escola Avançada de Tecnologia, que será realizada na cidade de São José dos Campos, no período de 19 a 22 de julho.
A equipe do Tocantins é formada pelos estudantes Ana Gabryella Costa Sales, Maria Helena Pereira Silva, Nícolas Moura Lopes de Almeida, Antônio Barbosa da Silva Neto, Kauã Jorge Teixeira Costa e Neliane Santos Moreira. Acompanham os estudantes os professores Waldisney Goncalves Almeida , que coordena a área de Ciências da Natureza e leciona Física, e Juliana Bastos, coordenadora da área de Linguagens e suas tecnologias.
A viagem foi uma conquista pelo excelente desempenho dos estudantes nas tarefas realizadas na 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Tecnologia (OBT) e eles também receberam medalhas de ouro e foram selecionados como equipe elite tecnológica.
O evento é considerado uma das mais importantes imersões tecnológicas para alunos de escolas públicas e privadas do país e reunirá mais de 100 estudantes oriundos de 12 estados brasileiros.
Para a estudante Maria Helena Pereira, 17 anos, aluna do último ano do ensino médio, essa viagem representa muito em sua vida. “Será uma oportunidade única e marcante e, além disso, é a minha primeira viagem de avião”, contou.
O estudante Nícolas Moura Lopes, 16 anos, aluno da 2ª série do ensino médio também estava com muita expectativa. “Eu já tinha participado de outras olimpíadas e ter alcançado um resultado tão significativo é motivo de orgulho por todo o esforço que fizemos para realizar as tarefas da olimpíada”, contou.
O professor Waldisney Almeida explicou que levar essa equipe para a imersão tecnológica representa muito para a escola. “Esses alunos vão poder conhecer novas tecnologias, participar de palestras, entre elas, exposições com integrantes do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), dos Estados Unidos e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Para esses jovens, de uma cidade com pouco mais de 10 mil habitantes, passar uma semana numa imersão tecnológica internacional representa algo que irá transformar suas vidas. Estamos muito felizes por isso”, frisou.
O evento é uma realização do Instituto Alpha Lumen de Apoio ao Talento (IAL) e Massachusetts Institute of Techrology Brasil (Mit Brazil) com o apoio do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
Aplicativo
A escola conseguiu esse resultado pelo desenvolvimento de um aplicativo, utilizando a plataforma MIT Inventor, criado na segunda fase da olimpíada, com o objetivo de melhorar o processo de compra e venda de produtos orgânicos, que são produzidos pelos agricultores da região.
“O nosso propósito é facilitar a ligação entre o que está sendo produzido pelos agricultores orgânicos com os consumidores, tendo em vista que estes produtos perecem com facilidade. E estamos ajudando no processo de economia do município, com o aumento das vendas”, esclareceu o professor Waldisney Almeida.