Palmas abre segundo semestre letivo debatendo competências socioemocionais no ambiente escolar

Date:

A rede municipal de ensino de Palmas deu início nesta segunda-feira, 31, às atividades do segundo semestre letivo 2023, com a realização de um encontro pedagógico com abordagem sobre as ‘Competências socioemocionais no ambiente educacional – o que podemos observar e fazer?’. O evento foi realizado pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), no espaço de eventos Comics Pub, localizado na Avenida Teotônio Segurado e reuniu diretores das unidades educacionais, coordenadores, orientadores e supervisores e educadores da rede.

A secretária da Educação, professora Fátima Sena, deu boas-vindas a todos os educadores e aproveitou o momento para agradecer o empenho e dedicação de todos. “Hoje é mais um dia para agradecer e reforçar as nossas metas para os próximos meses deste novo semestre. Conto com todos vocês para garantir que ao final do ano letivo, nossos meninos e meninas tenham as suas habilidades e competências consolidadas. A educação de Palmas é considerada referência nacional e isso é fruto do trabalho de cada um de vocês. Mais uma vez, obrigada pelo empenho e continuaremos mostrando que o trabalho feito aqui tem muita qualidade e principalmente muito amor”, disse emocionada, pedindo que todos façam uma grande recepção nesta terça, 1º, aos mais 44 mil alunos que retornam às salas de aula na Capital.

A condução da programação seguiu com a palestra do psicólogo e doutor em psicologia comportamental, Iran de Oliveira, que deu início pontuando os cinco principais eixos que definem as competências socioemocionais, sendo elas: autoconsciência, autogestão, consciência social, habilidades de relacionamentos e tomada de decisão responsável.

Desafios

Ainda durante sua apresentação, o especialista falou sobre os desafios diários de educar, considerando a complexidade do mundo atual. A orientação sugerida pelo profissional é que cada educador estimule o pensamento crítico e a criatividade dos alunos, para que eles possam se tornar adultos emocionalmente mais saudáveis, profissionais mais capacitados e cidadãos mais conscientes. “Cuidar das emoções tem sido mais uma tarefa do professor. Entender as emoções, além de auxiliar a reconhecer suas próprias limitações e forças pessoais, ajuda os seus alunos a melhorarem na relação com a escola, com os relacionamentos, a resolver conflitos de forma mais eficiente, além de contribuir na tomada de decisões responsáveis”, orienta. 

Iran também chamou a atenção sobre exercitar a empatia e respeito no ambiente escolar, pois para ele também é uma forma de criar laços duradouros e relações de segurança e confiança. “Por muito tempo a função da escola foi promover o desenvolvimento de habilidades. A grade curricular se concentrava em ensinar conteúdos como matemática, língua portuguesa, biologia, geografia, história e afins. Estes conteúdos ainda seguem na rotina, mas o atual cenário exige ainda mais, o desenvolvimento de novas habilidades, que também são fundamentais para o desenvolvimento do ser humano. Estimular o pensamento crítico e proatividade são habilidades altamente necessárias, e que passaram a fazer parte do projeto pedagógico das escolas”, avaliou.

Oportunidade

Para a diretora da Escola de Tempo Integral – ETI Luiz Gonzaga, localizada na Arno 61 (503 Norte), professora Michele Morais, o encontro está sendo muito satisfatório e gratificante, por ser mais uma oportunidade de reencontrar os colegas de outras unidades para troca de vivências. “Fico muito feliz de estar aqui, ouvindo palavras e experiências que nos trazem mais motivação. Escutar palavras de sentimento, de direcionamento, fortalece o nosso trabalho. Seremos multiplicadores dentro das nossas escolas que atuamos, pois o que escutamos aqui, levaremos para os outros colegas e também para os alunos. Principalmente para dentro da sala de aula, pois é lá que a boa condução impacta diretamente no nosso trabalho positivamente, porque quando o nosso aluno se sente capaz é que a gente consegue atingir o coração dele que o resultado vem.”

Ela diz que os bons desempenhos que a educação de Palmas têm é fruto do cuidado constante com o emocional dos alunos, dando destaque nas suas capacidades. 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Gestores da SES-TO alinham fluxo de trabalho com as diretorias dos hospitais estaduais

Cirurgias eletivas, produção das unidades, transferência de pacientes entre...

Tecnologia de ponta foi adotada no HGP para tratar pacientes cardiológicos

Na terça -feira, 19 de novembro, foi realizado um...

SES-TO reforça cuidados no Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata

A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO)...