Práticas Integrativas e Complementares são disponibilizadas na II Semana Estadual de Humanização

Date:

Com objetivo de proporcionar relaxamento e bem-estar aos servidores da Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) disponibiliza Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) aos profissionais participantes da II Semana Estadual de Humanização do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento está sendo realizado no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, com o tema Vinte anos da Política Nacional de Humanização: Trilhas e rumos para o SUS.

 As práticas são tratamentos terapêuticos com base na atenção humanizada, que busca prevenir agravos e promoção da saúde. Na ocasião estão sendo ofertados serviços de auriculoterapia, massagens, aromaterapia e ventosaterapia para os servidores, também com proposta de discutir a implantação dentro das unidades hospitalares. Além das práticas, está sendo realizada a Mostra do Espaço de Descompressão.

“As ações proporcionam o relaxamento, descanso, alívio de dores e outros, que se aliam ao espaço de descompressão. Esse local é importante porque a gente entende que o trabalho pela sua natureza, envolve pressões, desgastes, principalmente o trabalho na saúde, que é o nosso contexto, existe uma gama de situações, emoções que podem levar a um desgaste, é o que a gente chama de compressão. Quando a gente fala de ambientes como esse, falamos de como podemos proporcionar qualidade de vida para o trabalhador no ambiente de trabalho, para que ele possa relaxar e descansar”, afirmou o Coordenador Estadual de Humanização, Wendy Delgado da Cunha.

“A gente tem percebido a importância desses momentos de discussão sobre o espaço de descompressão, para que possamos debater sobre esse assunto, pensando nas estratégias e formas de melhorar o nosso serviço, com a perspectiva da humanização. Existe a necessidade da gente trabalhar em ambientes mais confortáveis, mais seguros, porque isso traz melhorias até para a qualidade do serviço e o atendimento à população” destacou a enfermeira da Diretoria de Regulação Monitoramento e Avaliação do Trabalho na Saúde (DRMATS), Michelle Filgueira.

A servidora da Gerência de Regulação da SES-TO, Francileura Silva, relatou que “a semana de humanização também conta esse espaço para que nós servidores possamos usar e conhecer um pouco das práticas integrativas em saúde. Essas práticas são muito importantes para que a gente possa relaxar e descompressar das atividades laborais que a gente faz no nosso dia a dia, e melhorar o trabalho”.

A acupunturista e fisioterapeuta do HGP, Ana Paula de Oliveira, afirmou que “os trabalhadores, principalmente os da área da saúde, têm muita sobrecarga emocional e física, alguns trazem algumas coisas emocionais de casa e aí junta com as questões do trabalho. A acupuntura e as práticas integrativas são importantes para os servidores porque promovem bem-estar e equilíbrio para os servidores, e traz uma harmonia tanto para o corpo quanto para a mente”. 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related