O Instituto de Pesquisa Executiva (IPEX) realizou uma pesquisa de intenção de votos no município de Figueirópolis, no dia 18 de julho de 2024. A pesquisa, registrada na Justiça Eleitoral sob o número TO-05421/24, ouviu 360 entrevistados. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, com uma margem de erro de 5 pontos percentuais para mais ou para menos.
Na pesquisa estimulada, o candidato Fontoura se destaca na disputa pela prefeitura, com 47,8% da preferência dos entrevistados. Jackeline aparece em segundo lugar, com 22,2%, seguida por Toti Milhomem com 15% e Bruno com 2,5% dos votos.
O número de eleitores que não respondeu totalizou 3,6% do eleitorado consultado. Além disso, 3,1% dos entrevistados declararam a intenção de votar em branco ou nulo, enquanto 5,8% optaram em indeciso.
Rejeição
A pesquisa do Instituto IPEX também consultou o eleitorado quanto à rejeição dos pré-candidatos à Prefeitura de Figueirópolis. Segundo os resultados apurados, o pré-candidato Toti Milhomem lidera em termos de rejeição, com 23,9% dos entrevistados declarando que não votariam nele de forma alguma.
Em segundo lugar, encontra-se Jackeline, com uma taxa de rejeição de 18,3% , seguida por Fontoura com 9,4% e Bruno com 7,2%.
A pesquisa também revela que 10,6% dos entrevistados não respondeu, 5,3% branco/nulo e 25,3% não rejeita ninguém. O número do registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral é TO-05421/2024.
Metodologia de pesquisa
O Instituto IPEX realizou uma pesquisa de intenção de votos em Figueirópolis, com uma amostra significativa e representativa do eleitorado cadastrado no município. A pesquisa se baseou no número de eleitores (4.902) informado pelo TSE em junho deste ano e no Censo IBGE/2022.
As entrevistas ocorreram no dia 18 de julho de 2024. A pesquisa tem um nível de confiança de 95% e uma margem de erro de 5 pontos percentuais para mais ou para menos. O número do registro no TSE/TRE é TO-05421/2024.
Para dimensionar a amostra, foram utilizadas as informações do cadastro de eleitores do TSE de junho/2024, considerando variáveis como número de eleitores, sexo, faixa etária e grau de instrução. O Censo Populacional de 2022 do IBGE foi usado para identificar a proporção de moradores por setores.
Na ausência de informações sobre renda no Censo 2022, utilizamos os dados do Censo 2010, disponíveis na página IBGE Cidades, referentes a todos os municípios do Brasil, especificamente para Figueirópolis.
Utilizamos a renda per capita, não domiciliar, com base no rendimento nominal mensal das pessoas com 10 anos ou mais. A pesquisa é realizada por entrevistas individuais em domicílios, áreas públicas e comerciais. A renda domiciliar, que soma a renda de todos os moradores, não é usada, pois a metodologia permite apenas uma entrevista por domicílio.
O levantamento foi realizado por meio de entrevistas diretas com base em um questionário estruturado, utilizando a Metodologia de Amostragem Aleatória Simples (AAS). Esse método garante equiprobabilidade no sorteio dos elementos do universo pesquisado, compondo o Painel Amostral.
O estatístico responsável é João Soares de Araujo Neto, com registro no Conselho Regional de Estatística – CONRE 6892.