Pesquisa IPEX: Fontoura lidera com 47,8% na eleição municipal em Figueirópolis – TO

Date:

O Instituto de Pesquisa Executiva (IPEX) realizou uma pesquisa de intenção de votos no município de Figueirópolis, no dia 18 de julho de 2024. A pesquisa, registrada na Justiça Eleitoral sob o número TO-05421/24, ouviu 360 entrevistados. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, com uma margem de erro de 5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Na pesquisa estimulada, o candidato Fontoura se destaca na disputa pela prefeitura, com 47,8% da preferência dos entrevistados. Jackeline aparece em segundo lugar, com 22,2%, seguida por Toti Milhomem com 15% e Bruno com 2,5% dos votos.

O número de eleitores que não respondeu totalizou 3,6% do eleitorado consultado. Além disso, 3,1% dos entrevistados declararam a intenção de votar em branco ou nulo, enquanto 5,8% optaram em indeciso.

Rejeição

A pesquisa do Instituto IPEX também consultou o eleitorado quanto à rejeição dos pré-candidatos à Prefeitura de Figueirópolis. Segundo os resultados apurados, o pré-candidato Toti Milhomem lidera em termos de rejeição, com 23,9% dos entrevistados declarando que não votariam nele de forma alguma.
Em segundo lugar, encontra-se Jackeline, com uma taxa de rejeição de 18,3% , seguida por Fontoura com 9,4% e Bruno com 7,2%.

A pesquisa também revela que 10,6% dos entrevistados não respondeu, 5,3% branco/nulo e 25,3% não rejeita ninguém. O número do registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral é TO-05421/2024.

Metodologia de pesquisa

O Instituto IPEX realizou uma pesquisa de intenção de votos em Figueirópolis, com uma amostra significativa e representativa do eleitorado cadastrado no município. A pesquisa se baseou no número de eleitores (4.902) informado pelo TSE em junho deste ano e no Censo IBGE/2022.

As entrevistas ocorreram no dia 18 de julho de 2024. A pesquisa tem um nível de confiança de 95% e uma margem de erro de 5 pontos percentuais para mais ou para menos. O número do registro no TSE/TRE é TO-05421/2024.

Para dimensionar a amostra, foram utilizadas as informações do cadastro de eleitores do TSE de junho/2024, considerando variáveis como número de eleitores, sexo, faixa etária e grau de instrução. O Censo Populacional de 2022 do IBGE foi usado para identificar a proporção de moradores por setores.

Na ausência de informações sobre renda no Censo 2022, utilizamos os dados do Censo 2010, disponíveis na página IBGE Cidades, referentes a todos os municípios do Brasil, especificamente para Figueirópolis.

Utilizamos a renda per capita, não domiciliar, com base no rendimento nominal mensal das pessoas com 10 anos ou mais. A pesquisa é realizada por entrevistas individuais em domicílios, áreas públicas e comerciais. A renda domiciliar, que soma a renda de todos os moradores, não é usada, pois a metodologia permite apenas uma entrevista por domicílio.

O levantamento foi realizado por meio de entrevistas diretas com base em um questionário estruturado, utilizando a Metodologia de Amostragem Aleatória Simples (AAS). Esse método garante equiprobabilidade no sorteio dos elementos do universo pesquisado, compondo o Painel Amostral.

O estatístico responsável é João Soares de Araujo Neto, com registro no Conselho Regional de Estatística – CONRE 6892.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Gestores da SES-TO alinham fluxo de trabalho com as diretorias dos hospitais estaduais

Cirurgias eletivas, produção das unidades, transferência de pacientes entre...

Tecnologia de ponta foi adotada no HGP para tratar pacientes cardiológicos

Na terça -feira, 19 de novembro, foi realizado um...

SES-TO reforça cuidados no Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata

A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO)...