As ações e investimentos do Hospital Dona Helena, de Joinville (SC), no campo da inovação, trouxeram mais um reconhecimento. A instituição foi contemplada no concurso Campeãs da Inovação, idealizado pela Revista Amanhã, principal publicação de economia e negócios do Sul do país, de Porto Alegre. O ranking de organizações que se destacam nessa área é fundamentado em pesquisa que adota o Innovation Management Index, ferramenta de metodologia do Global Innovation Management Institute (Gimi), aplicada pelo IXL-Center, de Boston, nos Estados Unidos. O Gimi é uma organização global sem fins lucrativos criada por um time de executivos, acadêmicos e consultores especializados em inovação.
Nove catarinenses figuram entre as 30 primeiras posições desse levantamento. O Dona Helena está em 12º lugar. A classificação foi revelada em evento, nesta quarta-feira no Sapiens Park, em Florianópolis. “O prêmio é um reconhecimento por nosso trabalho árduo, com a dedicação de nossa equipe e a visão de excelência que nos guia em cada decisão que tomamos”, avalia o gerente de inovação do hospital, Chander Turcatti. “A inovação é a chave para enfrentar os desafios da saúde moderna e oferecer um atendimento de excelência aos pacientes. Desde a implementação de novas tecnologias até o desenvolvimento de processos mais eficientes e sustentáveis, nossa equipe tem se dedicado a buscar soluções criativas e impactantes que possam transformar a maneira como cuidamos da saúde das pessoas.”
Em agosto de 2022, o Dona Helena inaugurou o InovaDona, seu centro de inovação, com o desafio de atuar ao lado da indústria e demais segmentos da saúde para que se tornem mais digitais e eficientes, a fim de gerar uma entrega de valor diferenciada e uma melhor experiência ao cliente. Recentemente, firmou parceria com a Federação de Hospitais e Entidades Filantrópicas de Santa Catarina (FHESC), com o propósito de se tornar o hub de inovação das instituições filiadas à entidade. Desde a abertura do InovaDona, mantém parceria com a Bossanova Investimentos, de São Paulo, para captar investimentos em startups de saúde.