O Coletivo SOMOS ganhou um novo aliado na sua caminhada rumo à Câmara Municipal de Palmas. O ex-deputado federal do Tocantins, Milne Freitas, que possui uma longa trajetória política no estado e no Partido dos Trabalhadores, declarou publicamente seu apoio à pré-candidatura do grupo, reforçando a importância das causas defendidas pelo coletivo.
Filiado ao PT há 44 anos, Freitas começou a sua história política no estado de Goiás, onde foi presidente do partido no município de Mutunópolis. No Tocantins, foi o vereador mais votado em (COLOCAR CIDADE), nas eleições de 1992.
Elba, uma das integrantes do Coletivo SOMOS, agradeceu a declaração de Milne e ressaltou a importância desse apoio. “Receber o apoio de uma figura tão respeitada como o Freitas é uma grande honra para nós. Isso só reforça a certeza de que estamos no caminho certo”, afirmou.
Milne, que atuou na Câmara dos Deputados representando o Estado, destacou a relevância do Coletivo no cenário político atual. “O SOMOS representa, para mim, uma mistura de representação. Teremos em um único mandato, sete vertentes políticas, sociais e ideológicas. Ou seja, se o SOMOS representa tudo o que eu queria fazer na política, não faz sentido eu querer disputar mais mandatos, assim sendo e minimamente dizendo: sou SOMOS também” afirma.
O apoio do ex-deputado chega em um momento para o Coletivo Somos, que está em fase de crescimento de alianças. Para os membros do Coletivo, a declaração de apoio de uma liderança com o histórico de Milne é vista como um sinal de reconhecimento do trabalho que o grupo vem realizando nas comunidades.
“Estamos honrados em contar com o apoio de alguém com a experiência e o comprometimento do ex-deputado Milne. Esse apoio só fortalece nossa luta e nos dá mais energia para seguir em frente”, declarou a representante do Coletivo, Thamires Lima.
O Coletivo
No pleito de 2020, o grupo inovou com o formato de candidatura coletiva e alcançou uma surpreendente votação na Capital, 887 votos, quantidade superior à de alguns dos atuais vereadores de mandato.
Somente em Palmas, nas últimas eleições, o Coletivo SOMOS alcançou 1.665 votos para a Câmara Federal e 1.153 votos para a Assembleia Legislativa.
Nestas eleições o grupo já recebeu o apoio do Coordenador da Campanha de Lula no Tocantins, Edy César. Suplente de vereador e Superintendente do Patrimônio da União no Tocantins, Edy foi o terceiro candidato mais votado do partido na eleição de 2020.
Com a junção das forças entre Edy César e o Coletivo SOMOS, as duas alianças somam mais de 1,5 mil votos obtidos na última eleição municipal em Palmas, um número significativo que pode garantir uma cadeira no parlamento. Para efeito de comparação, na última eleição para vereador, a última eleita alcançou 762 votos.
Além de Edyr César, o coletivo também conta com o apoio da Consulta Popular – Núcleo Padre Josimo, conhecida por seu histórico de atuação junto aos movimentos sociais e organizações populares.