O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude (Seju), iniciou nesse sábado, 17, na Escola Estadual Professora Elizângela Gloria Cardoso, em Palmas, a primeira etapa regional dos Jogos dos Servidores. O evento esportivo tem como objetivo, promover o lazer e a integração entre os profissionais de diferentes áreas nas disputas do futsal, futebol society e voleibol nas regionais e etapa final, além do vôlei de praia, futevôlei, xadrez, tênis de mesa e corrida de rua (5 km) na fase estadual.
O secretário de Estado dos Esportes e Juventude, Atos Gomes, ressaltou que o evento promovido pelo Governo do Tocantins tem o papel de fortalecer a prática esportiva e o lazer entre os servidores. “Esse foi o pontapé inicial em mais uma edição dos Jogos, onde os servidores terão a oportunidade de participarem em 8 modalidades. O governador Wanderlei Barbosa tem incentivado os esportes em todo o Estado e por isso, estamos desenvolvendo esse projeto, com momento de integração, confraternização e inserção entre os diferentes poderes e setores. Queremos que todos desfrutem dessa grande competição”, destacou.
O secretário-executivo da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Ruberval Rodrigues, enfatiza que os Jogos dos Servidores têm o papel de integrar os profissionais de várias áreas. ”Além de ser um momento de lazer, também há a integração entre as diferentes esferas, os órgãos federais, estaduais e municipais. O evento permite esse momento de trocas de experiências, fazer novos contatos, amizades. É importante por fazer com que o esporte proporcione melhorias nas vidas das pessoas”, destacou o servidor-atleta.
A servidora do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), Bruna Suarte, destaca que os Jogos também possibilitam os servidores saírem da rotina. “O esporte vem para trazer tranquilidade, qualidade de vida, descontração, além de proporcionar integração entre os servidores, até mesmo do próprio órgão, que são amantes do voleibol como eu. Por isso, tomei a iniciativa de montar a equipe e conseguimos agregar várias pessoas, e construir laços de amizade”, declarou a servidora.
Sobre os jogos
A competição envolve todo o funcionalismo público do Tocantins (municipal, estadual e federal), servidores das Câmaras Municipais, da Assembleia Legislativa e de instituições públicas financeiras, além de entidades parceiras, como BRK, Energisa, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Sistema S, entre outras. Até o momento, já são mais de 3,3 mil atletas inscritos.
No dia da abertura dos jogos de cada modalidade coletiva, as equipes devem entregar 01 (uma) cesta básica de alimentos não-perecíveis (exceto sal e milharina) por equipe inscrita (atleta e membros da comissão técnica). Já na abertura das modalidades individuais ou duplas na fase estadual, cada atleta deverá entregar 02 (dois) kg de alimentos não-perecíveis (exceto sal e milharina).
Na etapa final, os campeões receberão troféus e medalhas, além de premiações em dinheiro, que totalizam R$ 38,5 mil, enquanto as equipes campeãs das regionais no futsal, voleibol e futebol society, também recebem ajudas de custo no valor de R$ 2,5 mil para participação da fase final.
Calendário
O Congresso Técnico das regionais de Araguaína e Gurupi serão realizados de forma on-line pelo Youtube da Seju Tocantins, no dia 22 de agosto, às 14h30. Os jogos das respectivas regionais iniciam no dia 24 do mesmo mês.
As inscrições para as modalidades coletivas da fase final serão realizadas de 1° a 30 de setembro. Para as modalidades individuais e duplas, as inscrições seguem abertas até 11 de outubro. A etapa final será realizada entre os dias 25 e 27 de outubro, na Capital. O calendário poderá sofrer alterações, em razão das eleições municipais.