Startup Mães Negras do Brasil promove lives educativas para a Semana de Apoio à Amamentação Negra

Date:

Com o tema “Ser preta não é só ter pele!”, a V Semana de Apoio à Amamentação Negra (#SAAN2024) pretende discutir como a determinação social do processo saúde-doença impacta na amamentação. Pensando nisso, a doula Jaiana Rodrigues, membra da startup Mães Negras do Brasil promove, do dia 25 ao dia 31 de agosto, uma série de lives promovendo a conscientização sobre os desafios específicos enfrentados por mães negras. Entre os principais tópicos, destacam-se os desafios sociais da amamentação negra, o suporte de doulas nos cuidados iniciais, a amamentação em contextos de favela, a importância do leite humano para a saúde infantil, e muito mais.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) revelam que cerca de seis milhões de vidas de crianças são salvas anualmente devido ao aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de vida. Esse cenário evidencia a urgência de apoio contínuo ao tema. “Nossa sociedade precisa estar bem informada para garantir que todas as mães tenham o suporte necessário e a oportunidade de amamentar. É fundamental que, principalmente as mães em situação de vulnerabilidade, recebam o apoio adequado para a prática da amamentação”, ressalta Jaiana.

Jaiana, que além de membra é embaixadora da Mães Negras do Brasil, será a anfitriã das lives e contará com a participação de convidadas como a doula Paula Inara, a educadora perinatal Louise Munier, a nutricionista Luciana Labidel, entre outras. As especialistas compartilharão suas experiências e conhecimentos, buscando oferecer suporte, acolhimento e informações valiosas para mães negras, além de estimular uma reflexão ampla sobre a importância da amamentação e os desafios enfrentados.

Além das discussões e trocas de experiências, o evento também proporcionará momentos de interação com o público, com a live de encerramento no dia 31 de agosto, onde serão apresentados relatos, perguntas e respostas e mamaço virtual através da plataforma Zoom.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Incubadora Social abre inscrições para cursos gratuitos de produção de doces e artesanato

A Incubadora Social, projeto da Universidade Federal do Tocantins...

Ricardo Ayres propõe aumento de pena para assédio sexual envolvendo relações de trabalho ou autoridade

O deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos/TO) apresentou o Projeto...

Keia Caponi Lidera com 68,8% em Pesquisa IPEX em Itaporã do Tocantins

O Instituto de Pesquisa Executiva (IPEX) realizou uma pesquisa de intenção...