Seduc reúne professores para consolidar elaboração da Política Estadual de Educação Indígena

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O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realiza a quarta e última reunião com os profissionais da educação escolar indígena para a finalização da Política Estadual de Educação Indígena. O objetivo é consolidar ações a fim de melhorar a qualidade da Educação Escolar Indígena.

O encontro, que ocorre entre os dias 4 e 6 de dezembro, na sala de reuniões da Seduc, tem como finalidade principal discutir com professores os mais diversos temas que integrarão a política, como formação de professores, criação de escolas indígenas, produção de material didático específico, infraestrutura adequada nas escolas indígenas, entre outros.

Durante os três dias também ocorrem reuniões sobre a produção de livros didáticos específicos para cada povo indígena atendido pela Seduc. O material será produzido em 2025 e lançado em 2026.

O secretário de Estado da Educação, professor Fábio Vaz, destacou a importância do fortalecimento de políticas públicas voltadas a todas as comunidades. “Estamos muito felizes por trabalhar com todas as gestões por uma educação de território. Buscamos a sintonia entre o Governo do Estado com todas as gestões. A partir das ações discutidas e propostas nesse encontro, queremos validá-las, visto que há representação de todos os povos interessados e envolvidos na construção do material para o Território do Tocantins”, pontuou.

O diretor de Educação dos Povos Originários da Seduc, Amaré Gonçalves Brito, ressalta a importância da construção coletiva. “É uma política que vem trazer mudança, visto que a construção do documento será em conjunto. Buscamos uma educação de qualidade, no formato do Programa de Fortalecimento da Educação”, destacou.

O professor Júlio Kamêr Ribeiro Apinajé, da Escola Estadual Indígena Tekator, de Tocantinópolis, comentou a respeito das produções dos conteúdos. “A elaboração desse material pelos escritores indígenas é muito importante, visto que somos os principais envolvidos nessa construção. Para mim, é importante fazer parte desse processo”, conclui Júlio Kamêr.

A superintendente de Políticas Educacionais da Seduc, Marcia Brasileiro, destaca que “as ações buscam melhorar a qualidade da educação escolar indígena, e que o envolvimento dessa comunidade é importante fator na construção da proposta”, ponderou.

Essa é mais uma ação do Programa de Fortalecimento da Educação Indígena (Profe Indígena), que visa ao fortalecimento da qualidade do ensino para os indígenas de oito etnias do Estado: Karajá, Xambioá, Javaé, Xerente, Krahô, Krahô Kanela, Apinajé e Avá-Canoeiro.

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