Hospital Regional de Porto Nacional avalia indicadores de Segurança do Paciente

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Com o objetivo de avaliar os resultados dos Indicadores de Qualidade e Segurança dos pacientes durante o mês de novembro deste ano, a direção do Hospital Regional de Porto Nacional (HRPN) reuniu o Núcleo de Educação Permanente (NEP), Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), Coordenação Geral de Enfermagem e Supervisores Setoriais de Enfermagem, Coordenação de Regulação de Cirurgias, e Comitê Transfusional. A reunião aconteceu nesta terça-feira, 17, quando os profissionais discutiram e compartilharam informações sobre a identificação correta do paciente, a prática de cuidados limpos e seguros com ênfase na higienização das mãos, a realização adequada das conexões de cateteres e sondas, a segurança nas cirurgias, a administração segura de sangue e hemocomponentes, o envolvimento do paciente em sua própria segurança e a importância de uma comunicação efetiva entre a equipe, dentre outros cuidados necessários com o paciente.

 

Esses momentos de compartilhamento são importantes destacou o diretor-geral do HRPN, Welson Pinto de Almeida. “Essas reuniões são importantes para fortalecer e manter o NEP ativo, com o objetivo de garantir a qualidade e segurança do paciente. É essencial que a equipe esteja sensibilizada para aprimorar a qualidade do atendimento aos usuários do SUS. Além disso, os profissionais devem estar cientes do que está acontecendo na área hospitalar”.

 

Para a enfermeira e coordenadora do NEP no HRPN, Arione Alves dos Reis, o resultado da avaliação foi positiva. “Observamos no mês de novembro um avanço significativo nos processos, melhorou bastante a assistência em relação aos cuidados da segurança do paciente, pois a equipe está mais consciente, sensibilizada em relação a todos os métodos de segurança do paciente como risco de queda, risco de lesão por pressão, identificação do paciente”.

 

 

O coordenador de enfermagem Marcos Moreira informou que essas avaliações são mensais. “Prosseguindo com o intuito de melhorar a cada dia o atendimento ofertado em nossa unidade, a cada mês nós reunimos com todos os supervisores, para tabularmos, analisarmos, interpretarmos e fazer o melhor uso dos dados no sentido de garantir e/ou ampliar a qualidade na assistência e na segurança ofertada aos nossos pacientes. Indicadores esses que vem nos demonstrando melhorias significativas na nossa unidade”.

 

 

 

NEPS

 

A Política de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) foi criada em 2004 pelo Ministério da Saúde, constituindo-se desde então em um vasto campo de possibilidades de práticas pedagógicas e de processos de intervenção na gestão do sistema de saúde e uma das maiores inovações no campo da Educação em Saúde no Brasil, desde a criação do Sistema Único de Saúde (SUS).

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