Escola Indígena Mãtyk cria supermercado fictício para trabalhar conteúdos de matemática com estudantes

Date:

Diversificar o formato das aulas é uma maneira de promover a aprendizagem tornando a compreensão dos conteúdos mais efetiva. Foi buscando esses resultados que a Escola Estadual Indígena Mãtyk, da aldeia São José, organizou um supermercado na unidade escolar possibilitando aos estudantes aplicarem no cotidiano o que aprenderam em sala de aula. 

As atividades do Supermercado Mãtyk tiveram início no último dia 6 e seguem até 13 de outubro. No Supermercado Mãtyk, os produtos foram organizados em estandes para que os estudantes pudessem executar ações similares àquelas dos estabelecimentos comerciais. Para trabalhar o sistema monetário, os alunos puderam comprar os produtos com diversas formas de pagamento idênticas às reais como cédulas, moedas e cartões. 

A unidade de ensino integra a Superintendência Regional de Educação de Tocantinópolis e tem mais de 160 estudantes do 6º ano 9º ano do Ensino Fundamental, e alunos do Ensino Médio. 

Além dos conteúdos de matemática básica, as atividades propiciaram o desenvolvimento do raciocínio lógico ao incentivar os educandos a analisarem as proporções das diferentes embalagens e porcentagens nos produtos em promoção.

“A realização desta atividade era esperada por todos da escola. Cada detalhe na organização do material foi pensado na melhoria da aprendizagem e desenvolvimento das habilidades da matemática e suas tecnologias”, relatou o coordenador de área Fredison Silva Feitosa, que organizou a ação em parceria com os professores Arnaldo Moreira Maciel e Wállasy Soares Nascimento. 

Para a estudante Maria Eduarda Sousa Fernandes Apinajé, o Supermercado Mãtyk foi uma oportunidade de colocar em prática o que aprendeu durante as aulas. “Achei a atividade muito interessante. A gente pôde fazer compras, somar os valores das mercadorias e pagar nossas compras”, contou.

“Foi muito interessante porque envolve a matemática com atividades atrativas. Achei muito bonito o supermercado e estou aprendendo muitas coisas”, complementou Isaac Sotero Morais Apinajé.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Gestores da SES-TO alinham fluxo de trabalho com as diretorias dos hospitais estaduais

Cirurgias eletivas, produção das unidades, transferência de pacientes entre...

Tecnologia de ponta foi adotada no HGP para tratar pacientes cardiológicos

Na terça -feira, 19 de novembro, foi realizado um...

SES-TO reforça cuidados no Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata

A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO)...