Diversificar o formato das aulas é uma maneira de promover a aprendizagem tornando a compreensão dos conteúdos mais efetiva. Foi buscando esses resultados que a Escola Estadual Indígena Mãtyk, da aldeia São José, organizou um supermercado na unidade escolar possibilitando aos estudantes aplicarem no cotidiano o que aprenderam em sala de aula.
As atividades do Supermercado Mãtyk tiveram início no último dia 6 e seguem até 13 de outubro. No Supermercado Mãtyk, os produtos foram organizados em estandes para que os estudantes pudessem executar ações similares àquelas dos estabelecimentos comerciais. Para trabalhar o sistema monetário, os alunos puderam comprar os produtos com diversas formas de pagamento idênticas às reais como cédulas, moedas e cartões.
A unidade de ensino integra a Superintendência Regional de Educação de Tocantinópolis e tem mais de 160 estudantes do 6º ano 9º ano do Ensino Fundamental, e alunos do Ensino Médio.
Além dos conteúdos de matemática básica, as atividades propiciaram o desenvolvimento do raciocínio lógico ao incentivar os educandos a analisarem as proporções das diferentes embalagens e porcentagens nos produtos em promoção.
“A realização desta atividade era esperada por todos da escola. Cada detalhe na organização do material foi pensado na melhoria da aprendizagem e desenvolvimento das habilidades da matemática e suas tecnologias”, relatou o coordenador de área Fredison Silva Feitosa, que organizou a ação em parceria com os professores Arnaldo Moreira Maciel e Wállasy Soares Nascimento.
Para a estudante Maria Eduarda Sousa Fernandes Apinajé, o Supermercado Mãtyk foi uma oportunidade de colocar em prática o que aprendeu durante as aulas. “Achei a atividade muito interessante. A gente pôde fazer compras, somar os valores das mercadorias e pagar nossas compras”, contou.
“Foi muito interessante porque envolve a matemática com atividades atrativas. Achei muito bonito o supermercado e estou aprendendo muitas coisas”, complementou Isaac Sotero Morais Apinajé.