Teve início no sábado, 21, no Hospital Regional de Arapoema, a musicoterapia, prática clínica centrada na música que busca reabilitação ou prevenção de saúde e bem-estar. O projeto é coordenado pelo setor de psicologia da unidade hospitalar e conta com o apoio de servidores de outras áreas, que têm habilidades musicais.
A psicóloga Kamila Araújo explicou que, “o projeto veio para somar no atendimento de qualidade e com humanização. O objetivo é ajudar no tratamento e na recuperação de cada paciente internado, trazendo paz, leveza, além de ajudar a reduzir os níveis de cortisol no corpo, que é hormônio relacionado ao estresse”.
A servidora acrescentou que, “as sessões de musicoterapia serão realizadas de forma contínua uma vez na semana ou quando houver necessidade, de acordo com a análise dos profissionais”.
A terapia foi aprovada por Priscila Alves de Castro, que reside em Nova Olinda do Tocantins e realizará um procedimento cirúrgico em Arapoema. A paciente citou que “esse projeto de musicoterapia foi impactante, pois me trouxe paz e tranquilidade, e a certeza que tudo vai dar certo. Também me senti em casa, com todos juntos, me apoiando e perguntando como estou, pois eu nunca tinha visto essa terapia, e achei maravilhosa a experiência”.