Com palestras, terapias integrativas, stands, games e sorteios diários de participação, o Hospital Geral de Palmas (HGP) promove a V Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT). Com o tema ‘Combater o assédio é proteger a saúde dos trabalhadores’, o evento coordenado pelo Núcleo de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalhador (NASST), teve abertura na segunda-feira, 23, com a apresentação o projeto ‘Camerata Os Psicossomáticos da Música Instrumental’ e o coral do HGP e vai até dia 27. Para ter acesso à plataforma o servidor acessa o endereço: https://nassthgp.weex.digital.O .
A responsável pelo NASST, Sandra Maria Ribeiro Leitão explicou que combater o assédio é promover a saúde dos trabalhadores. “Essa temática do assédio busca prevenir e também esclarecer, orientar os nossos trabalhadores que sofrem algum tipo de assédio para poder reagir em relação ao assédio. O servidor pode acessar pela plataforma criada que contém vídeos e atividades interativas, todas voltadas para o assédio e para a questão dos acidentes de trabalho. Então, de forma híbrida, conseguiremos atender o maior número de trabalhadores nesta semana, a feira temática e a feira dos empreendedores na sexta-feira dia 27 será o encerramento, que vai ter premiação dos participantes. As terapias integrativas vão estar disponíveis terça, quarta e quinta-feira, de 14h às 20h”.
O palestrante e escritor, Roth Souza falou sobre saúde mental e prevenção ao suicídio nas relações de trabalho e ressaltou que “dessensibilizar o servidor para um tema relevante, importante e urgente. O mês de setembro é o mês que o mundo inteiro pensa acerca do suicídio. Então, a ideia central é trazer para os servidores uma percepção de como o caminho psíquico que evolui para a ideia do fim, do alto extermínio do suicídio. Desensibilizar para uma consciência urgente acerca do tema e o caminho psíquico. Como identificar, como manejar, como cuidar, como encaminhar”.
A auxiliar de enfermagem, Maria Francisca da Conceição Pereira é uma dos diversos profissionais da unidade hospitalar que participam da atividade. “Ter um espaço como essa semana voltado ao servidor, com palestras, com brindes, com várias programações completas, especialmente para nós, é muito bom. Temos que aproveitar esta programação como profissionais, que todos venham assistir e aprender”, declarou.
SIPAT
A SIPAT tem o intuito de alertar empregados, empregadores, governos e sociedade civil para a importância de práticas que reduzam o número de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, promovam um ambiente seguro e práticas saudáveis em todos os setores produtivos. Este ano a programação vai abordar temas como o burnout, assédio moral no ambiente de trabalho, depressão, acidentes no trabalho e vacinação.